sexta-feira, 23 de abril de 2010

Figurantes da Vida


Pensar que o dia será mais um dia, é esperar pouco da nossa imaginação e criatividade.
Todos os dias, convivemos com tantos universos paralelos, tantos pensamentos e tantas verdades opostas umas das outras que acreditar que o dia será a mesmisse de ontem, é pensar pequeno.
Quando, por ajuda do tempo ou situação, nos é dado o privilegio de enxergar além do que nossos olhos podem ver, devemos agarrar com toda a nossa força às novas experiências e amizades.
Certa vez, eu estava caminhando rumo a uma pracinha que fica bem próximo ao meu trabalho. La é um lugar ideal para observar o movimento urbano, escutar musica, ler um livro, participar de pegadinhas e reportagens da tv, respirar, conhecer gente de todos os tipos e encontrar-se um pouquinho. Costumo ir diariamente para passar os minutos restantes do meu horário de almoço.
Ao sentar em um banco (geralmente divido com mais duas pessoas), tento ler as diversas expressões que os figurantes da vida mostram todos os dias. Uns passam apressados, outros com um pequeno sorriso de canto, uma garota sai correndo com seu cão... e por ai vai. Convivemos com diversas pessoas em diversas situações diferentes sem nos darmos conta.
Num ónibus, por exemplo, enquanto você está concentrado(a) em uma musica e seus pensamentos estão no seu fim de semana passado, uma pessoa que está ao seu lado, está preocupado(a) em como livrar-se de tal problema em casa, ou no seu trabalho. Nos últimos bancos, há um jovem que enquanto dorme, está sonhando que ainda está em casa atrasado para chegar na escola... Hum.. agora sou eu que não está usando muita criatividade. Mas o fato é que estamos constantemente ligados a vários mundos, e por coicidencia ou não, muitas vezes acabando nos interligando! ^^ E a partir do momento que nos "conectamos" com outro "mundo", dividimos experiências, informações, opiniões e muito mais!
Certa vez, estava a procura de um banco na praça para me sentar. Acabei sentando ao lado de um rapaz curioso. Julgando-o a aproximadamente vinte anos de idade, com veste simples, boné para trás, concentrado em pegar todo tipo de lixo na pracinha que estava a seu alcance (folhas de árvores, palito de pirolito, papel de balas, figurinhas..etc), iniciei uma conversa com ele:
-Oi, posso me sentar?
-Hã?
-Posso me sentar com você?
-Eu estou trabalhando, mas se quiser pode sim (suas palavras soaram um tanto enroladas demais)
-O que está fazendo? Especificamente?
-To pegando esses lixos pra mandar pros caras da Espanha

Desconfiada se ele estava falando o que realmente pensava, ou se estava me zoando, decidi entrar na brincadeira:

-Humm legal... mas por que você fará isso?
-Pra ganhar dinheiro uai!
- E o que eles ganham com isso?
- A reciclagem
?
-Reciclam folhas de árvores, papeis de balas?? Humm legal

Risos

-Tem cigarro moça?
-Não, não fumo.
-Olha, é a melhor coisa que você faz na sua vida
-Também sou feliz por isso...
-É.. mas se você tivesse um W.U..
-W o que?
-Cigarro
-Ha..
-... ai eu fumava
- É, eu não tenho...

Humm, comecei a sorrir. Sabia que ele não estava são. Mas ele continuou...

-Tem apelido moça?
(pergunta idiota)
-Não, e você?
(resposta idiota)
-Meu apelido é Speed
-Speed?
-Uhumm... então a partir de hoje seu apelido será "Spirit of London"

(Não é possível, esse cara está me zoando e me dando um apelido,que coisa! Mesmo assim continuei)

-Isso não é nome de balada?
-Orra!! Tem varias baladas por aqui... Se quiser qualquer dia vamos em uma...
Assuntos como baladas, relacionamentos, Espanha, sites, pegadinhas, dinheiro e cigarro (ou o que mais letras do alfabeto representariam) se estenderam até eu realmente perceber que deveria parar por ali. Então, me levantei e disse que ia andar.
Quem disse que o Speed me largou fácil?
Antes de ir embora, ele após colocar todos os lixos dentro da garrafa, fechou-a. Amarrou um canudo amarelo(fazendo um laço), colocou a garrafa dentro de um saco plástico, e pediu , ou melhor insistiu, para que eu fosse até o correio enviar por Sedex aquela garrafa para a Espanha.

¬¬

Era só o que me faltava!!
Foi ai que me toquei que já era hora de parar de brincadeira!
Agora séria, disse que não andaria com uma garrafa cheia de lixo e muito menos a levaria para o Correio.

-Por que você não leva? -perguntei
-Ué, porque não quero.
-Então eu também não levarei. Deixa ela ai...

Para finalizar...

Acabando com aquela discussão de levar ou não a garrafa pra Espanha, ele acabou jogando fora. Voltei para o serviço e meu dia terminou em risadas quando contei para meus amigos.

O Speed, talvez estivesse me julgando mais "inocente" que ele, enquanto conversava comigo. De um figurante, ele passou a ser o protagnista do meu dia.
Fizemos o papel de bobos, mas AQUELE dia foi um dia diferente do anterior e do seguinte. E mesmo com nossas diferenças, aprendemos algumas coisas como: "Pensem muito bem com quem você começa uma conversa! "
O dia valeu a pena, nossos mundos por um momento se interligaram e voltei satisfeita por fazer meu dia diferente dos outros.

Depois desse dia me pergunto, quantos figurantes passam despercebidos por nós todos os dias e quantos viram protagonistas?

Thais Souza

6 comentários:

  1. Muitas dessas pessoas poderiam ser a figuração da nossa vida...
    Acho até que nos deveríamos conhecer uns aos outros apenas pela fala,obstantes ao sorrio , ao olhar , ao nosso corpo...Nesse momento iríamos ser uma pessoa sem sensação de quem se tomba com o corpo de outrem,por vezes os figurantes da vida nascem apenas para figurar a melancolia de muitas incógnitas...

    Obrigado e continuação de um bom trabalho :D

    ResponderExcluir
  2. Pura simplicidade da fugacidade da vida :D

    *abraço

    ResponderExcluir
  3. hauhsuashuahs

    adoreiii

    kkkk

    =D

    ResponderExcluir
  4. gostei muuuiiito, vc é muito inteligente Thais, escreve muito bem, fiquei surpresa. Porque nao escreve poesias, espero ver logo, logo aqui.....

    ResponderExcluir
  5. Obrigada! Aos anônimos, peço apenas que indentifiquem-se! rsrs

    ResponderExcluir